Rogue Explorer conserva o toque desafiante dos roguelikes clássicos, sem as restrições severas ou frustrações fúteis. Cada masmorra ao estilo “metroidvania” em Rogue Explorer inclui diferentes camadas: os níveis superiores não mudam durante um dia – mudam apenas no final do ciclo dia/noite no jogo – enquanto jornadas mais profundas levam-te até masmorras mais perigosas que mudam de forma imprevisível sempre que te aventuras numa. Mas não te preocupes demasiado! Mesmo se fracassares numa missão, o teu querido personagem sobrevive e mantém o respetivo equipamento, perdendo apenas as melhorias das estatísticas e as aptidões especiais desbloqueadas na última aventura dentro da Abyss Tower.
Vasculha todos os recantos enquanto saltas e rebolas! Abre baús para adquirires espadas, lanças e paus que podes usar como armas principais ou secundárias. Combina e sintetiza itens mais poderosos. Inclina os pratos da balança para o teu lado antes de enfrentares os chefões monstruosos de cada masmorra, desde esqueletos gigantes e minotauros até dragões e outras coisas ainda mais horripilantes!