A versão original de Star Wars: Dark Forces, de 1995, elevou a fasquia para jogos FSP, oferecendo aos jogadores um nível significativo de movimento e interatividade, uma grande seleção de objetos e power-ups, bem como ambientes cativantes.
No primeiro videojogo FPS de Star Wars, os jogadores assumem o papel de Kyle Katarn, um desertor do Império Galáctico que se tornou mercenário. Katarn junta-se à divisão de operações secretas da Aliança Rebelde, com a missão de se infiltrar no Império Galáctico, onde descobre o Projeto Dark Trooper, altamente secreto. O desenvolvimento desta nova e poderosa série de dróides de combate imperiais e de soldados com armaduras potentes ameaça reforçar do domínio do Império sobre a galáxia, a menos que Katarn e a Aliança Rebelde intervenham.