Smoke and Sacrifice é um RPG aberto orientado para a narrativa em que a chave para a tua sobrevivência é explorar os ecossistemas. Constrói, luta, sobrevive e explora o enorme mundo aberto nesta aventura gótica pintada à mão, onde cada personagem tem a sua história para contar.
O lar de Sachi é a última terra fértil num mundo destroçado e gélido. Os agricultores da sua aldeia prosperam graças à sua fé na Árvore do Sol, que substitui a antiga luz perdida. Após sacrificar o seu filho para a Árvore do Sol, Sachi descobre um segredo sombrio debaixo da aura clerical. Irá ela descobrir a verdade escondida no submundo secreto, ou morrer no seu fumo mortífero e envolvente?
Com tudo contra ela, estranhas criaturas à espreita a cada passo e o fumo ameaçador à espera para roubar vida e memória, irá Sachi descobrir o que aconteceu ao seu filho?