O mundo de Sparkle é subtil e cativante. É um mundo no qual fazes com que uma pequenina criatura aquática se desenvolva e transforme num ser de proporções magníficas.
Tens controlo sobre o desenvolvimento do teu Sparkle e tens também um único objetivo: evoluir. Ao explorares o Sparkle Void encontras vários alimentos nutritivos. Por vezes terás até de lutar pela comida com outras espécies.
Tornas-te aquilo que comes. Podes decidir se o teu Sparkle se torna num carnívoro rápido e agressivo, um herbívoro lento mas rápido a comer ou um omnívoro com uma combinação de ambos.
A cadeia de DNA do teu Sparkle dar-te-á informações sobre o teu progresso e ajudar-te-á a planear os microelementos nos quais preferes concentrar-te. Terás também a oportunidade de combater bosses gigantes de tempos a tempos.
O jogo permite-te também avançar ao teu próprio ritmo. Podes relaxar, jogar a um ritmo lento, explorar o Sparkle Void, consumir elementos nutritivos e usufruir do cenário simples mas surreal. A escolha é tua!