Em Spheroids, tu és Lucas, um jovem canadiano assustadiço que parte numa aventura com o seu amigo Otto, um cientista louco, após este descobrir que o governo tem ocultado a existência de universos alternativos do mundo cúbico no qual vivem. Infelizmente, nesses universos alternativos, vivem esferas que querem tornar tudo redondo, por isso cabe a Lucas salvar o mundo desses perigosos alienígenas: os Spheroids.
Ao longo dos 32 níveis de Spheroids, irás encontrar muitos ambientes diferentes, em que terás de evitar os mais variados perigos e destruir muitos inimigos. Durante a tua aventura, terás à disposição vários itens que o Otto confiou ao Lucas, como, por exemplo, o "Modified Drilling Hook" (gancho de perfuração modificado), bem como outros para descobrir, permitindo que percorras mais facilmente cada ambiente.