Sumire é uma aventura narrativa indie, que mostra a viagem de um dia por uma pitoresca aldeia japonesa. Neste local encantado, uma jovem desiludida de seu nome Sumire conhece um espírito travesso que faz um contrato com ela para lhe conceder o seu maior desejo.
Mas para que o seu desejo seja concedido, Sumire tem de completar uma série de tarefas, antes do cair da noite e antes que este dia especial chegue ao fim.
■ Acompanha a Sumire numa série de missões grandes e pequenas, atribuídas por criaturas da floresta, habitante excêntricos da aldeia, e pelas próprias necessidades emocionais da Sumire.
■ Aceita as missões ou não, mas atenção: à medida que o dia avança, o teu percurso irá mudar e podes não voltar a ter a mesma oportunidade outra vez.
■ Descobre itens colecionáveis, artigos de bónus, testes de habilidade, e outros desafios - uns ocultos, outros nem por isso.
■ Explora uma variedade de ambientes deslumbrantes e exuberantes apresentados num estilo artístico.
■ Limite de tempo de um dia. Com o céu a mudar da promessa da manhã para o suave entardecer, todas as escolhas terminam quando o céu adota uma cor violeta.