Em This War Of Mine não és um soldado de elite. Ficarás a conhecer um grupo de civis que tenta sobreviver numa cidade cercada, constantemente preocupados com a falta de comida, medicamentos e a ameaça permanente dos atiradores furtivos e dos saqueadores hostis. O jogo mostra-te a guerra a partir de uma perspetiva totalmente nova.
O ritmo de This War of Mine é condicionado pelo ciclo de dia e noite. Durante o dia, os atiradores furtivos obrigam-te a permanecer escondido, sendo portanto a melhor altura para reforçar o teu esconderijo: cria, faz trocas e toma conta dos sobreviventes. À noite, partirás em perigosas missões junto de um civil para vasculhar locais únicos em busca de artigos vitais para a tua sobrevivência.