Sarcophogus City, uma cidade em que nunca para de chover, é o cenário desta história emocional de um Junker e um robô, Yumemi, que tem a forma de uma jovem. Planetarian é um romance visual de ficção científica que ganha vida com ilustrações de cortar a respiração e uma banda sonora cativante.
Planetarian foi produzido pelos estúdios japoneses Key, os criadores de CLANNAD e Little Busters! Desde que foi lançado para PC no Japão, em 2004, a sua popularidade deu origem a adaptações para livros e audiolivros, assim como portas para consolas do jogo original. Em 2016, foi adaptado para uma série animé e um fillme animado.