Batman é capaz de prender, deslizar, agachar-se e trepar a Blackgate Prison, surpreendendo inimigos com dispositivos como gel explosivo ou o seu fiel Batarang. Procura objetos escondidos entrando no modo Detective e reúne equipamento para abrires novos trajetos e áreas para explorar. Tens também a possibilidade de enfrentar o rol de supervilões por qualquer ordem que escolhas, mas atenção: alguns deles serão mais difíceis de derrotar sem determinadas ferramentas no teu cinto...
Os combates fluidos foram completamente reformulados para um ponto de vista de deslocação lateral, com inimigos à espera para partirem para os socos a sério! O Batman pode também adotar uma abordagem mais furtiva, escondendo-se nos cantos mais escuros antes de atacar em silêncio ou despoletando uma variedade de armadilhas ocultas. Se ativares o modo Predator poderás até ver exatamente o sítio para onde os inimigos estão a olhar e ficar a saber se estás perto de ser detetado.
Explora a Blackgate Prison em alta definição usando os novos mapa isométrico e sistema de pistas, que te ajudarão a orientar-te e a localizar os teus objetivos mais facilmente do que antes. Podes apresentar o mapa no Wii U GamePad ou continuar a aventura mesmo quando um ecrã de TV não está disponível.