Ao entrares no castelo descobres que a tua missão implica resolver inúmeros quebra-cabeças: alcança novas áreas manipulando blocos de várias formas, congelando-os ou rebentando-os, por exemplo. O teu inventário contém três tipos de itens, mas centenas de combinações são possíveis, empregando toda a espécie de efeitos óbvios (assim como alguns menos óbvios) para te ajudarem na tua missão.
À medida que vais atingindo novas profundidades vais também descobrindo segredos, caminhos escondidos e até formas de teletransporte. Explora e experimenta para concluíres o jogo de vários modos: as corridas rápidas são particularmente desafiantes, mas por outro lado, são o que distingue um verdadeiro aventureiro.
O panorama de Ittle Dew é bastante distorcido: a Tippsie é um ser perpetuamente aborrecido que tem sempre um comentário sarcástico e autodepreciativo na ponta da língua. Aliás, dos aspetos mais fortes do jogo são as próprias personagens: as gémeas Jenny Rich Monsteur, com os seus respetivos fatos de rã e raposa; o Titan de Graphiques, o bloco de pedra amaldiçoado com um par de asas e um pavor das alturas e o Itan Carver, que diz ter decorado a sua casa a partir de um palito. O elenco é mais do que variado e nenhum cliché escapa às garras destas irreverentes figuras.
Com gráficos engraçados e coloridos, inúmeras masmorras para atravessar e muito humor caustico para apreciar, Ittle Dew é, ao mesmo tempo, um teste à tua massa cinzenta!