Lone Survivor: The Director's Cut é um novo tipo de aventura na qual escolhes como sobreviver. Esgueira-te sorrateiramente sem disparar um único tiro ou mata tudo no teu caminho. Come e dorme bem ou automedica-te para continuares. Procura sobreviventes ou tenta escapar da cidade sozinho. Cuida da tua saúde mental ou cai na loucura. Lone Survivor é um jogo no qual as tuas escolhas são realmente importantes.
Esta edição aumentada da obra-prima de terror de Jasper Byrne expande a história complexa do Lone Survivor com centenas de novos detalhes minúsculos, mais locais, mais diálogos, mais missões secundárias, mais objetos para fabricar e até dois finais completamente novos.