Octodad: Dadliest Catch é um jogo sobre destruição, mentiras e paternidade. O jogador controla o Octodad, um elegante polvo disfarçado de humano, no seu quotidiano. A existência do Octodad é uma luta constante, pois ele tem de realizar tarefas comuns com tentáculos desossados desajeitados e, ao mesmo tempo, esconder a sua natureza cefalópode da família humana.
Em Octodad, o nosso protagonista molusco debate-se com a crescente desconfiança da esposa e um passeio desastroso ao aquário local! E tu, és pai bastante para controlar o polvo chefe de família enquanto ele luta para ocultar a sua natureza marinha da família e ainda manter intactos os tentáculos atrapalhados?