À medida que vais combatendo, vais sofrendo rondas incessantes de fogo inimigo vindas de pesados navios com aspeto orgânico. E XType Plus valoriza cada disparo, enquanto enormes padrões de balas descendem sobre o teu próprio navio, não deixando qualquer espaço para passagem. Uma das bênçãos com que podes contar é a tua pequena caixa de disparos, já que apenas um impacto direto no seu núcleo será capaz de te aniquilar. Mas cuidado, pois continuarás a precisar de reflexos de um caça e de olhos de lince para te manteres vivo.
Para além de rajadas contínuas de disparos, XType oferece conteúdos novos num modo "Plus" exclusivo para a Wii U, colocando-te numa perigosa corrida contra o relógio. Se a isto juntares bombas EMP (impulsos eletromagnéticos), assim como um arsenal inimigo maior, terás um jogo em que a tensão será de cortar à faca.
Se conseguires conquistar uma pontuação especialmente alta, serás recompensado com uma medalha de honra e poderás enfrentar os melhores dos melhores através do sistema de tabelas de classificações. Melhor ainda, cada pontuação alta que partilhares estará acompanhada de um vídeo do teu jogo e os outros jogadores terão a oportunidade de assistir ao teu desempenho, seja este bom ou mau. Por sua vez, podes também ver como os dez melhores jogadores atingem o topo e quem sabe se estes não te ajudarão com a tua estratégia de batalha em XType Plus, um desafio intenso para todos os fãs de jogos de disparos.