Um ano após os acontecimentos de Mega Man Zero, o nosso herói é enganado e convencido a ajudar o novo comandante de Neo Arcadia, vendo-se novamente envolvido numa batalha entre Reploids e humanos para salvar o mundo.
Abre caminho a disparar através de vários níveis de intensa ação de plataformas, utilizando a nova Chain Rod para te segurares com firmeza nas saliências, recolher itens ou atacar inimigos. Outra novidade em Mega Man Zero 2 são as novas habilidades que Zero pode adquirir: as chamadas "Forms", que concedem a Zero habilidades ainda mais poderosas (embora a um preço elevado) e as EX Skills, habilidades especiais atribuídas aos melhores jogadores com armas de bosses derrotados.