As regras de Polarium são simples mas, tal como em todos os bons jogos de quebra-cabeças, difíceis de dominar.
Cada nível apresenta uma grelha com casas brancas e pretas. Para completares o nível terás de planear o caminho, virando certas peças e colorindo a grelha numa só cor. Tudo no mesmo turno!
Polarium Advance tem 365 quebra-cabeças, um por cada dia do ano. Podes ainda disfrutar de um modo Time Attack (contra-relógio) e de um modo de criação de quebra-cabeças para que possas inventar os teus próprios desafios para os teus amigos resolverem.