Pokémon Rumble World, disponível para a família de consolas Nintendo 3DS, é um título recheado de ação que te convida a combater numa variedade de ambientes para reunires mais de 700 Toy Pokémon e a explorar um reino de brinquedos na pele do teu Mii.
O governador do reino dos brinquedos encomendou-te a missão de localizar o máximo de Toy Pokémon possível. Apanha balões de ar quente até diferentes áreas para encontrares todos os tipos de Toy Pokémon, incluindo Pokémon de Pokémon Red e Pokémon Blue ou de Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire – alguns até capazes de megaevoluir. Aonde vais parar depende do tipo de balão de ar quente que usas, sendo que nunca saberás exatamente em que ponto do território irás aterrar.
Quando aterras defrontas hordas de Toy Pokémon selvagens em batalhas em tempo real, usando brinquedos da tua própria coleção e no final de cada nível enfrentas bosses gigantes que não deves subestimar! Atacar é tão simples quanto premir um botão e cada Toy Pokémon pode contar com até duas jogadas. Podes alternar entre qualquer Toy Pokémon da tua coleção em qualquer altura, por isso certifica-te de que os utilizas com um tipo de vantagem sobre os teus adversários para os derrotares.
Alguns Toy Pokémon, depois de derrotados, podem ser acrescentados à tua coleção. Tenta colecionar o máximo possível e encontra Pokémon com o equilíbrio certo entre movimentos e habilidades que se adequem ao teu estilo. Derrotar adversários também te valerá moedas, que poderás depois gastar em novos fatos para o teu Mii, itens de assistência e muito mais. Se encontrares um Mii em apuros a meio de um nível, dá-lhe uma mãozinha e pode ser que te recompense acompanhando-te e ajudando com itens como poções.
Podes trocar os teus dados com outros jogadores através do StreetPass. Personaliza o aspeto do teu Mii, define saudações especiais ou até imagens de fundo e enquadramento para as fotografias. Tenta depois encontrar o máximo de jogadores que puderes. Podes ver todas as suas estatísticas, como o número de Toy Pokémon capturados, encontrados ou derrotados e pode ser até que te visitem na tua cidade.
Novos balões de ar quente podem ser adquiridos com Poké Diamonds, permitindo-te alcançar áreas mais distantes nas quais encontrarás novas levas de Toy Pokémon selvagens. Podes usar estes Poké Diamonds para teres acesso a mais conteúdos e ajudas durante o jogo. Recebes estes Poké Diamonds ao passares determinados níveis ou até através do StreetPass.