Quando os adolescentes Guren, Ceylan, Chooki e Toxsa descobrem uma falha espácio-temporal, chegam ao planeta Quarton transformados em robôs mutantes conhecidos como os "Tenkai Knights". Na pele de Bravenwolf, Tributon, Lydendor e Valorn, as suas lendárias proezas são colocadas à prova quando o vilão Vilius decide destruir tanto a Terra como Quarton.
Através de explosiva ação em 2D de deslocação lateral, deves combater hordas de mecanoides mutantes utilizando as habilidades únicas de cada herói. Existe uma quantidade de estratégias para empregar, como os deslizamentos e os ataques cortantes, ou podes tentar dominar o mortífero arco do Tributon, ideal para acabar com inimigos distantes. Melhor ainda, o Valorn é capaz de destruir adversários que estejam quer longe quer perto, enquanto o Lydendor conta com a capacidade de atacar a alta velocidade. No modo Robofusion podes, ainda, unir forças com um aliado para lutarem lado a lado durante um período de tempo.
No teu devastador caminho para a vitória terás a oportunidade de utilizar peças de inimigos derrotados para fabricares equipamento novo. Com as mais de cem peças para descobrir no jogo personaliza a tua personagem de modo a melhorares atributos como a velocidade, o alcance ou o turbo, e ajusta-os depois até que estejam adequados ao teu estilo de jogo. Explora os pontos fracos dos inimigos ou adapta-te a diferentes tipos de terrenos em todos os níveis e entra depois no modo Titan para combateres o derradeiro boss, cara a cara!
Para além do modo de história podes juntar-te a até três amigos no modo VS através de uma ligação local para combates robóticos verdadeiramente eletrizantes. Então, prepara-te para a ação e tenta salvar não um, mas dois mundos em Tenkai Knights: Brave Battle para as consolas Nintendo 3DS e 2DS!