1971 Project Helios é um jogo de estratégia baseado em turnos que combina táticas militares modernas de guerra e combate corpo a corpo. Armas de fogo e veículos são escassos, conflitos e hostilidades não têm fim, e o frio terrível aniquila amigos e inimigos.
A campanha se passa em um mundo congelado, no qual oito pessoas - cada uma com seus próprios problemas e interesses - se juntam em uma espécie de aliança temporária, para encontrar uma pessoa em particular: a Dra. Margaret Blythe. Ao longo do caminho, eles terão que evitar ataques, investigar quartéis militares e se infiltrar no território de uma seita religiosa anti-tecnológica perigosa. No rastro de seu paradeiro, eles viajam e lutam ombro a ombro, e conhecem os outros. Dependendo de algumas decisões estratégicas e pessoais, você guiará esses personagens até um dos três finais possíveis.