80+ criaturas podem ser controladas usando um desafiador processo de subjugar e proteger. Desperte uma feroz criatura para nocauteá-la; então cuide dela até que se recupere. Uma vez dominada, poderá emitir comandos, que serão seguidos dependendo de quão bem você a domou e treinou. Pets avançam níveis, consomem comida e carregam inventário e equipamento. Voe num Pterodon , corra com uma manada de Raptors, ou persiga presas num T-Rex! Experimente um dinâmico ecossistema com sua própria hierarquia de presas e predadores. Crie gerações de Pets para desenvolver as melhores características.
Coma e beba para sobreviver; cada alimento tem diferentes nutrientes (incluindo carne humana!). Todas as ações drenam comida e água, viagens longas são esgotantes. O peso do inventário irá atrasa-lo, o ciclo de dia/noite e o clima alteram o ambiente. Costure roupas, construa abrigo e use fogo para se proteger.
Colha frutos, minérios e mais e torne-se artesão. Use as mãos, seja Ferreiro ou Fabricante para criar equipamentos complexos e poderosos. Construa uma base com peças modulares - indo de Palha, para Madeira, para Pedra e para Metal. Customize pintando e distribuindo placas que projetará. A pintura de armas, roupas, armaduras e equipamento podem expressar o seu estilo.
Leve itens raros para os locais de Invocação especiais para despertar os seres mitológicos de ARK, que chegam prontos para a batalha. Essas monstruosidades são o último objetivo do jogo para as mais experientes Tribos e seus Pets, e levam consigo valiosos itens caso derrotadas.
Avance níveis ganhando experiência através de ações em jogo para aprender novas plantas de criação, ou ache plantas de itens de níveis mais altos nas áreas mais perigosas de ARK. Customize a aparência de seu personagem com sistema de criação de personagens.