Archetype Arcadia é uma sombria novela visual de ficção científica, passada num mundo pós-apocalíptico onde uma doença misteriosa chamada "Pecado Original" eliminou a maior parte da humanidade. A história gira em torno de Rust e da sua irmã, que vagueiam por terras desertas, desesperadamente em busca de outros sobreviventes. Todos os outros humanos foram supostamente vítimas da doença, que faz com que as pessoas afetadas sofram de loucura, ilusões sensoriais e tendências autodestrutivas incontroláveis. A única forma de controlar estes sintomas é passar tempo dentro de um jogo virtual chamado Archetype Arcadia.
Rust não sofre da doença, mas a sua irmã foi infetada. Quando um dia ela fica misteriosamente inconsciente, Rust tem de entrar no jogo virtual e navegar por este mundo invisível para encontrar uma cura para a irmã. No jogo, existe um mundo novo cheio de pessoas e monstros. Um mundo em que um dispositivo de jogo permite aos jogadores utilizarem memórias poderosas e avatares para lutarem uns contra os outros. Embora esta existência virtual supostamente atrase a doença, também acarreta consequências graves.
À medida que Rust combate neste estranho mundo para encontrar uma cura, conhece várias pessoas com identidades e origens inesperadas, faz amizades inquebráveis e também alguns inimigos pelo caminho. Archetype Arcadia tem um enredo belo e intenso, levando o jogador numa viagem de mistério, mágoa, amizade e salvação.