Ary and the Secret of Seasons é uma galardoada aventura que segue a viagem de uma jovem chamada Aryelle, ou Ary, pelo grandioso mundo de Valdi. Ao se tornar Guardiã do Inverno, Ary conquista o dom de manipular as estações do ano à sua volta. Na sua aventura por Valdi, ela vai aprender a controlar e usar esse poder para derrotar inimigos, superar obstáculos e resolver quebra-cabeças complexos.
Há muito tempo atrás, o mundo de Valdi viu-se ameaçado por um mago cruel. Depois de uma intensa batalha, ele foi derrotado pelo Guerreiro Lendário e fechado numa caixa-forte, onde deveria ficar encarcerado por toda a eternidade. Para mantê-lo preso, quatro grandes sábios juraram vigiar e proteger a caixa-forte. Foram eles os primeiros Guardiões das Estações, uma organização envolta em histórias e lendas.
Depois de uma força misteriosa lançar a confusão nas estações do ano de Valdi, Ary decide juntar-se aos Guardiões das Estações para descobrir a origem de todo o caos. Para salvar Valdi e trazer de novo o equilíbrio ao mundo, ela terá de usar a sua inteligência e coragem para superar inimigos monstruosos, conspirações secretas e tradições estranhas.