Num universo paralelo ao original RayForce, a Terra e a humanidade prosperaram o suficiente para expandir colónias espaciais até ao braço de Órion no RayStorm. Para manter a segurança, a Terra impõe a lei marcial, mas uma federação de colónias liderada pela colónia de Secilia derruba o governo da Terra e planeia destruir o planeta e todas as pessoas que nele habitam. Para contrariar isto, a Terra envia um combatente encoberto com o nome de código R-Gray na esperança de penetrar na atmosfera seciliana e destruir a base de operações de Secilia, o Sistema Central de Juda.
O RayCrisis está inserido num ambiente de ciberespaço, marcando assim uma saída de estilo do resto da série. Como uma prequela de RayForce, detalha os eventos durante os quais o supercomputador chamado Con-Human ganhou consciência e se insurgiu contra seus criadores humanos. Enquanto a Terra é demolida para ser refeita como a nova forma de corpo do Con-Human, um neurologista mecânico lança um ataque desesperado para entrar no núcleo virtual do supercomputador e cessar sua insanidade. Cabe-lhe a si pilotar os vírus Waverider e impedir que a IA maliciosa cause mais caos - mesmo que possa ser demasiado tarde, deve assegurar-se de que não se perdem mais vidas no mundo real, parando o Con-Human no reino digital.