VED é um RPG com foco na narrativa. Suas artes e animações são desenhadas à mão e ele conta com um sistema exclusivo de teletransporte, mecânicas de combate em turnos e elementos roguelite.
Em VED, você assume o papel de Cyrus, um jovem herói que chega à cidade de Micrópolis em busca de uma nova vida. Lá, ele descobre que tem a habilidade de se teletransportar entre dois mundos interconectados e misteriosos, cheios de ilhas flutuantes, criaturas estranhas e monstros poderosos. Explore uma história interativa em que cada decisão importa e ajude Cyrus a descobrir a verdade sobre este local mágico e, assim, decidir o destino de dois mundos. Para concluir sua missão, você deverá dominar a poderosa magia dos Veds.
O enorme mundo fictício, os personagens e a estética do jogo foram inspirados por várias culturas e mitologias. Durante a missão de Cyrus, ele encontrará várias facções, cada uma com diferentes pontos de vista sobre os acontecimentos do jogo. Ao ajudar os habitantes das terras mágicas e do mundo real, Cyrus poderá aprender mais sobre si mesmo, ambos os universos e, mais importante ainda, como salvar a todos... ou se tornar sua ruína.
Construa novas estruturas na aldeia Troglodita para desbloquear novas magias e combinações únicas de habilidades. Escolha poderes mágicos para derrotar com eficiência seus inimigos, do mais fraco ao mais forte. Explore dois mundos diferentes, encontre criaturas bizarras e domine a magia dos Veds!
■ Uma história não linear, em que suas escolhas levam a consequências irreversíveis e finais alternativos.
■ Um sistema inovador de batalha em turnos. Use sua posição efetivamente para ganhar a vantagem.
■ Um sistema único de eventos interativos que impõem maldições ou bênçãos ao herói e que podem durar até o final do jogo.
■ O jogo apresenta uma trilha sonora eclética que acompanhará você em sua aventura, abrangendo os gêneros sinfônico, folk e hip-hop.