Em Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies, o jogador começa a sua aventura como guardião de uma cidade, enviado para recuperar os frutos de uma árvore sagrada que têm o poder de conceder desejos. O jogador viajará pelo mundo, conquistará monstros perigosos e desvendará um enredo épico. Nesta sua viagem, paralelamente aos poderosos adversários que encontrará em batalhas de ritmo frenético, interagirá com um colorido elenco de personagens.
Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies contém modos especiais que permitem ao jogador partilhar a sua aventura com até três pessoas através de uma ligação sem fios local e experienciar a diversão de dominar monstros e masmorras em modo cooperativo. O jogador pode até deixar o jogo activo na sua mochila ou bolso e continuar a interagir com outros através de um modo Canvassing. As informações sobre as personagens únicas dos jogadores poderão ser transmitidas a outros através de uma ligação sem fios ao mesmo tempo que mapas do tesouro e saudações personalizadas podem ser trocados automaticamente por jogadores que estejam a uma determinada distância uns dos outros, desde que os seus jogos estejam definidos para o modo Canvassing.
Se um jogador quiser desfrutar de uma variedade de diferentes actividades do jogo poderá aceitar missões secundárias especiais, algumas das quais serão obtidas à medida que avança no jogo. Missões adicionais ficarão disponíveis para download gratuito a jogadores com acesso à Internet de banda larga após o lançamento do jogo, oferecendo assim horas de conteúdo adicional a aventureiros virtuais. Algumas destas missões transferíveis continuarão o enredo principal do jogo ao passo que outras oferecerão missões autónomas.
Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies, um dos maiores jogos a chegar à Nintendo DS, tem todos os elementos de um clássico instantâneo: opções de personalização, uma história fantástica e a possibilidade de partilhar com amigos uma experiência sem limites. Prepara-te para embarcar nesta aventura épica!