Harry e os seus amigos devem concluir uma variedade de desafiantes missões, pensando e lutando para ultrapassarem todo o tipo de obstáculos, desde inimigos determinados a bloquearem o seu caminho até obstruções naturais, fabricadas ou mágicas. Felizmente têm à sua disposição uma vasta gama de feitiços do tipo Combat e Exploration que os ajudarão a ultrapassar os inimigos mais temíveis e obstáculos aparentemente intransponíveis. Um exército de adversários tenta assegurar que a missão de Harry é mal sucedida e apenas o conhecimento sobre lançamento de feitiços dos seus amigos, desde enguiços a poderosos encantamentos capazes de atordoar grupos de inimigos, conseguirá afastar os séquitos do Dark Lord.
Feitiços do tipo Combat como Stupefy, Protego e Multi-Shot Jinx podem ser lançados por todas as personagens usando o stylus ou os botões L ou R mas cada herói tem o seu próprio Area Spell que pode ser usado para alvejar a pessoa que lança o feitiço dentro de um raio grande desenhando um círculo com o stylus. A Hermione consegue invocar um pequeno bando de pássaros, por exemplo, ao passo que o Petrificus Totalis de Ron imobiliza totalmente os inimigos. Os Area Spells esvaziam a tua Ability Bar e para a encheres de novo precisarás de resolver puzzles e de explorar o ambiente para encontrares Magic Points.
De forma semelhante, cada personagem tem Exploration Spells, como o Wingardium Leviosa, para interagir com objetos usando o stylus mas deverás também dominar os que são específicos de cada personagem para poderes resolver os puzzles que impedem o teu progresso. Utiliza o Animagus de McGonagall para te transformares num gato e acederes a pequenas entradas ou o Revelio de Harry para desvendares objetos e portas escondidos, alternando entre personagens quando a situação assim o exigir.
Poderás também participar num duelo mágico com amigos, jogando na pele da tua personagem favorita para recolheres o máximo de Magic Points possível numa corrida contra o tempo...e contra o teu rival. E lembra-te: se ficares para trás, um Area Spell bem posicionado pode alterar o equilíbrio do poder em teu favor!
Este é o derradeiro confronto contra Voldemort e as suas Dark Forces. O destino do mundo da feitiçaria está nas tuas mãos, na batalha final por Hogwarts.