Na grande inauguração do parque temático de Mario, os primeiros 100 convidados recebem um novo brinquedo Mini Pauline. Donkey Kong tem o azar de ser o convidado número 101 pelo que agarra em Pauline e dirige-se para o parque com Mario e os seus Mini Marios atrás dele. O quarto jogo da série adiciona novos desafios e novas oportunidades a utilizadores para partilharem o que tenham criado.
Edita e joga: A última aventura da marca Mario vs. Donkey Kong a chegar à Nintendo DS é um entusiasmante jogo de acção e puzzles no qual os jogadores usam o stylus para colocar objectos como pilares, canos, correias transportadoras e escadas para guiar os Mini Marios até à porta final de cada nível.
Usando um kit de ferramentas intuitivo, os jogadores podem criar novos mapas de níveis e partilhá-los com membros do público que estejam longe ou perto usando a ligação sem fios local da Nintendo DS, a Ligação Wi-Fi da Nintendo ou acesso à Internet de banda larga sem fios sem fios. As pessoas podem classificar os níveis e ver os que têm as pontuações mais altas.
Um botão de ajuda, um novo modo de mapa e um guia de referência in-game, conhecido como o Super Guide, fazem deste um jogo fácil de apreender.