Pokémon Ranger
Em Pokémon Ranger em vez de jogares como Treinador de Pokémon, jogas como Ranger e és responsável por proteger Pokémon selvagens. Apanhar Pokémon também é feito de modo completamente diferente: tens de utilizar um Capture Styler e desenhar círculos à volta dos Pokémon com o teu stylus.
Assim que um Pokémon estiver na tua posse, poderás tomar partido das suas habilidades de diversas maneiras: ultrapassando obstáculos no teu caminho (usa o Torchic para queimar um fardo de palha, por exemplo) ou ajudando-te a capturar mais Pokémon (usa a habilidade Poké-Assist de um Pokémon de tipo Erva no teu Styler para criares relva e abrandares o Pokémon que pretendes apanhar). Mas, como és um Ranger e não um Treinador, tens de voltar a libertar cada Pokémon depois de ele te ajudar. Em vez de ficar registado no Pokédex, cada Pokémon que capturas fica guardado no teu Capture Browser, e com mais de 200 Pokémon para descobrires, terás de te esforçar para te tornares um Ranger bem sucedido.