Ação deslizante lateral à moda antiga! A mecânica de jogo é simples: cabeceia os teus inimigos à medida que avanças pelos níveis! Receberás dano de cada vez que fores atingido por um inimigo ou quando tocares em algo perigoso. Não deixes o Bonk perder vidas! Consome a carne que encontrares pelo caminho para fazeres o Bonk subir dois níveis! Ao cabecear o solo após o Bonk se ter transformado, poderás libertar uma poderosa explosão que fará a terra tremer e os teus inimigos ficar atordoados. Este é o poder do Bonk e da sua cabeça dura como uma pedra! O jogo está também repleto de desafios de bónus e níveis escondidos, para além de grandes batalhas contra os chefes de nível, tal como em qualquer grande jogo de ação!