Tu és a derradeira esperança para o pacífico povo de Gradius. Acabaste de descolar para enfrentares o ataque massivo dos Bacterions ameboides. A tua supernave espacial está equipada com o melhor arsenal da galáxia: canhões laser de duplo feixe e ar-terra para maior poder de fogo; Poderosos campos de forças para proteção; motores espaciotemporais para saltares entre dimensões. Irás precisar de tudo isto para sobreviver. Porque no centro do império Bacterion encontra-se a superfortaleza Xaerous: o centro nevrálgico do omnisciente Bio-Computador Bacterion. É um duelo mortal a que toda a galáxia assiste com esperança!