Ninja Spirit é um jogo de ação de deslocamento lateral que surpreendeu o mundo dos videojogos com os seus gráficos realistas e excelente jogabilidade. Joga na pele de Moonlight, um ninja empenhado numa batalha implacável para vingar a morte do seu pai e descobrir os segredos em torno do seu nascimento.
Escolhe entre o modo arcade original e o modo PC, que inclui um indicador de vidas. Podes utilizar quatro tipos de armas (kusarigama, katana, shuriken e bombas) para derrotar inimigos. Apanha melhorias e alterna entre armas para ganhares vantagem sobre o inimigo. Para conseguires a proeza de concluir os sete níveis, terás de ter em conta os ataques dos adversários e as habilidades das tuas armas.