Uma conversão fiel, até ao mais ínfimo detalhe, da famosa obra-prima das arcadas, R-TYPE. Destrói a armadura POW e aparecerão seis unidades diferentes, que poderás equipar para melhorar o teu R-9. Equipa diferentes Bits (partes) e obtém Laser Units (unidades de laser) para invocar e carregar a Force (força). A Force poderá então ser integrada ou separada do teu R-9. Tira o melhor partido dos Reflecting Laser Beams (raios laser refletores) e dos lasers Air-Surface (ar-terra) e Anti-Aircraft (antiaéreos). Não pares de premir o botão para disparar cargas de Beam Canon (canhão de raios). Mantém pressionado o botão de disparo para carregar a Beam Gauge (barra de raio) e liberta-o para disparar um devastador tiro de Wave Cannon (canhão de ondas). Quanto mais tempo ficares a pressionar o botão, maior será o tiro! As batalhas mais emocionantes serão com os chefes que te aguardam no final de cada nível, e o nível em que enfrentas uma fortaleza voadora gigante!