É a questão que tem dividido famílias e transformado melhores amigos em inimigos mortais: quem ganharia uma luta - piratas ou ninjas? Ao longo da história, estes dois rivais têm-se defrontado com unhas e dentes, Nunchuk e sabre, estrela da morte e papagaio. Mas existe apenas uma maneira de esclarecer a situação de uma vez por todas: colocar os poderosos inimigos frente a frente no derradeiro desporto de recinto recreativo - dodgeball.
Pirates vs. Ninjas Dodgeball na Wii é a tua oportunidade de tomar partidos nesta luta épica e de descobrir a verdade. Neste jogo, não podes ficar a assistir das bancadas. Se fores um fã de piratas, está na altura de obrigar aqueles miseráveis cobertos de armadura a atirar-se borda fora. Se estiveres na Team Ninja, quererás usar as tuas artes marciais para ensinar àqueles ladrões de meia-tigela uma lição sobre as artes mortíferas do assassino que não esquecerão.
Assume o controlo de uma das equipas e utiliza os seus movimentos de combate especiais para desferir golpes devastadores aos teus amigos. Poderás deambular livremente pelos oito courts detalhados, apanhar dodgeballs e atordoar os teus adversários com lançamentos de pontaria perfeita. Jogadas especiais para dominar e todo o tipo de armas e itens à tua disposição significam que a acção se mantém rápida e frenética. Mas se preferires a tua dodgeball de forma mais tradicional, não temas pois existe também um modo Dodgeball original old-school.
No total existem sete equipas pelo que poderás fazer uma pausa da velha história dos piratas contra ninjas e assumir o controlo de outras equipas desvairadas que incluem robots, zombies e aliens. Cada equipa tem as suas tácticas e estratégias. Esta nova versão para a Wii oferece uma gama de modos Single-player incluindo os modos Story, Exhibition e Challenge. Mas o entusiasmo é elevado a outro nível com uma gama de opção para multijogadores. Até quatro jogadores podem participar simultaneamente no Modo Co-op ou ir dois contra dois no modo Versus.