a boy and his blob
Para os jogadores que desconhecem por completo a boy and his blob, de que tipo de jogo se trata? O que se pode esperar da história e do jogo em si?
Muito rapidamente, a boy and his blob é um jogo de plataformas e puzzles. Isto significa que tem a acção habitual dos jogos de plataformas mas que também está cheio de puzzles que fazem pensar.
A primeira coisa em que o jogador repara são as imagens incríveis. O que vos inspirou a seguir esta direcção artística – houve alguma influência em particular?
Marc Gomez, o director artístico de blob, é o principal responsável pelo visual do jogo. Sabíamos que queríamos um jogo com um ambiente suave e amigável, com personagens queridas para acentuar o tema da amizade que está tão presente no jogo. A partir daí, foi fácil escolher um visual desenhado à mão, reminiscente de figuras animadas. Miyazaki e Disney são influências óbvias, mas acho que criámos um estilo muito próprio.
Em termos artísticos, transmitir as acções do blob foi desafiante, já que ele é uma forma gelatinosa com olhos. Tínhamos um guia de estilo detalhado, uma espécie de cábula que indicava o que se devia ou não fazer quando se desenhava e animava o blob. Com estes materiais, a natureza excêntrica do blob transpareceu em todas as suas acções e animações.
Nunca é demais referir que a programação do blob também foi um factor extremamente relevante para a sua personalidade. O programador de jogos principal, Larry Holdaway, tem queda para os detalhes da IA do blob. O Larry introduziu pequenos toques que nunca ocorreriam a ninguém – mas percebi que ele tinha construído uma bela personagem quando vi o blob fugir do perigo ou perseguir borboletas quando estava aborrecido.