Shaun White Snowboarding: World Stage convida os jogadores a colocar os pés no Wii Balance Board e a rasgar as encostas para tentarem atingir o lugar do topo das classificações. Desta vez, quem equipar o seu Comando Wii com o Wii MotionPlus pode até criar os seus próprios truques para impressionar a multidão!
Falámos com o designer-chefe do jogo, Stéphane Blais, para saber como a sequela de Shaun White Snowboarding: Road Trip injecta mais competitividade no jogo.
Só passou um ano desde que o último título Shaun White foi lançado para a Wii. Quais foram algumas das motivações-chave para regressar às encostas tão cedo?
Em Road Trip, o enredo tinha mais a ver com o snowboard no "ambiente rural", e o que decidimos fazer com o World Stage foi criar uma sequela do enredo de Road Trip e colocar os jogadores num palco mundial. Assim, a equipa quer agora entrar em competição, concorrer contra outras "crews" e tornar-se profissional. Essa foi uma das principais motivações para nós. E no jogo é a motivação principal também dos jogadores: competir contra outros praticantes de snowboard.
Com certeza. A questão é que mantivemos as coisas boas do primeiro jogo e trouxemo-las para o World Stage...então os controlos continuaram bastante acessíveis e penso que foi esta uma das razões-chave para o sucesso deste título. Em World Stage, uma das melhorias foi a criação de mais conteúdo, de mais acção nas encostas propriamente ditas. Assim, uma vez que não tocámos nos controlos e os mantivemos como estavam, pudemos trabalhar mais nos elementos de jogabilidade. Agora as coisas estão muito mais dinâmicas e muito mais orientadas para a acção.
Pode dizer-nos um pouco mais sobre a forma como o elemento competitivo mencionado antes forma o esqueleto de Shaun White: World Stage?
Começas com a tua "crew" no fundo da classificação (número 100), e o teu objectivo é atingir o topo e tornares-te o primeiro. Então começas como principiante e podes visitar diferentes países: não é linear, é mais uma estrutura aberta. Ao visitares diferentes países, podes ganhar prémios e melhorar o teu lugar na classificação. E à medida que progrides podes ir de principiante a intermédio e até a avançado e eventualmente a profissional, e depois competir no World Stage no qual concorres contra outras pessoas num grande evento de uma semana. E será difícil mas chegarás lá! Esse é o aspecto principal: é sempre competitivo. Defrontas outras "crews", jogas com os teus amigos e progrides, ganhando recompensas pelo caminho.
Então, se toda a tua "crew" começar na posição número 100, é seguro assumir que trocarás frequentemente de concorrente?
Exactamente. Acho que um dos aspectos positivos é que mantivemos as mesmas personagens do primeiro jogo. Começas o jogo com as mesmas oito personagens que tinhas no fim de Road Trip e cada uma delas tem as suas especialidades. Então, por exemplo, se entrares numa competição seleccionarás Gordon porque é muito rápido; se optares por um "trick event" seleccionarás Jasmine porque ela é um ás a saltar. E no decorrer do jogo, outras novas personagens juntar-se-ão a ti. E depois tens o Shaun White que já é um profissional e conhecê-lo-ás mais cedo do que no jogo anterior. Participas em eventos únicos nos quais assumes o controlo de Shaun em algumas competições. É divertido para o jogador porque pode jogar na pele de Shaun White mais cedo e se conseguires chegar a nº1 do mundo, Shaun ficará muito impressionado e juntar-se-á à tua "crew", onde se tornará uma personagem jogável.
Algumas das ideias que entraram em World Stage são coisas que pensaram incluir no primeiro jogo mas só conseguiram concretizar agora?
Sim, acho que uma destas coisas foi a acção nas encostas. Acho que com Road Trip acertámos nos controlos e trabalhámos muito nestes para nos certificarmos de que eram satisfatórios e acessíveis a todos. Uma vez que já tínhamos isso no sítio, pudemos concentrar-nos em novos acrescentos à jogabilidade pelo que temos coisas como corner kickers, quarter-pipes and half-pipes mesmo no centro de encostas normais assim como em eventos. Uma vez que não começámos de novo e não tivemos de mexer nos controlos, conseguimos jogar com estas novas ideias e adicioná-las.