NIH_BasicPose_Sonic00.jpg
Depois das suas aventuras nos anos 80 e das suas escapadas atléticas com Mario nos Jogos Olímpicos, Sonic está prestes a fazer um regresso rápido e frenético! Em Sonic Colours para a Wii e para a Nintendo DS, o ouriço-cacheiro azul volta a fazer o que melhor sabe mas ganha agora algumas habilidades que se revelarão muito úteis na sua demanda para derrotar Dr. Eggman.
Nintendo of Europe: Pode descrever-nos um pouco do cenário e da história de Sonic Colours?
Takashi Iizuka: Os jogos decorrem neste mundo fantástico, o que é uma grande novidade nos títulos Sonic pois normalmente os níveis são mais realistas. Algo bastante invulgar que fizemos para este título foi convidar alguns guionistas americanos a ajudar-nos com a história. Queríamos torná-la mais acessível para o público ocidental e queríamos também que fosse divertida e interessante tanto para adultos como para crianças.
A história é a seguinte: Dr. Eggman, o arqui-inimigo de Sonic, criou um enorme parque temático no Espaço capturando vários planetóides pequenos de toda a galáxia e unindo-os a cadeias de energia. Nestes planetóides vive uma raça alienígena de seres de energia conhecidos como os Wisps e Dr. Eggman está a usá-los como parte dos seus misteriosos planos.
TI: Os Wisps são seres de energia que têm poderes estranhos e que se dividem em diferentes variedades de diversas cores. Ao tocar-lhes e ao absorvê-las, Sonic recebe poderes diferentes consoante o Wisp em que tenha tocado.
O Cyan Wisp concede o primeiro poder associado a uma cor. Ao libertar o Cyan Wisp, Sonic absorve-o e consegue usar o poder Cyan Laser. Uma das vantagens deste poder consiste na rápida eliminação de inimigos e na movimentação instantânea pelo nível.
Outro poder é obtido através da absorção do Yellow Wisp - com este poder Yellow Drill, Sonic consegue perfurar o solo. Pela primeira vez, Sonic pode não só percorrer a superfície do mundo como pode também perfurar até ao subsolo para descobrir objectos e áreas escondidos. Então, ao usar estes poderes coloridos, Sonic consegue fazer todo o tipo de coisas novas. Poderá não conseguir ver nada mas se usar o poder Yellow Drill para explorar, poderá encontrar um item 1-Up e aceder a uma rota alternativa. Ao longo do design dos níveis, estamos mesmo a tentar recompensar o jogador por explorar e experimentar.
Se salvar e absorver Orange Wisps, Sonic ganhará um poder colorido "Orange Rocket" que lhe permitirá subir para os ares tal como um foguetão. Com estas habilidades, Sonic conseguirá atingir locais demasiado altos e encontrar também rotas que normalmente não veria.
Os Pink Wisps são exclusivos para a Wii e dão a Sonic um poder colorido chamado Pink Spike. Com esta habilidade, Sonic consegue colar-se a tudo. Com os espigões afiados, Sonic consegue colar-se a paredes verticais, tectos, mas também existem espigões que normalmente ferem Sonic.
Quanto aos Red Wisps, são exclusivos para a Nintendo DS e dão a Sonic um poder colorido chamado "Red Burst". Tal como o nome "burst" sugere, este é um poder colorido cercado por fogo que não só destrói inimigos como também permite a Sonic voar usando o impulso gerado pela explosão. Alguns níveis contêm truques que utilizam o fogo do poder colorido.
Todos os poderes coloridos terão múltiplas utilizações e os jogadores divertir-se-ão muito a fazer experiências e a encontrar boas utilizações para eles. Por exemplo, quando os jogadores atravessarem um nível pela primeira vez, poderão ver aros debaixo da terra e perguntar-se como lhes poderão aceder mas quando receberem o poder Yellow Drill aperceber-se-ão de como o fazer. E se tentarem usá-lo debaixo de água verão que lhes permite moverem-se rapidamente como um torpedo!
Outro exemplo são as barras de cristal reluzentes em alguns níveis. Quando os jogadores obtêm o poder Cyan Laser poderão ver que se dispararem o laser contra a barra, abrirão uma espécie de rota de "cabo leve" que é mais curta e que os guiará pelos níveis. Com o poder Cyan Laser poderão decidir quando e em que direcção o querem usar. Podem usá-lo para derrotar inimigos mas também reflectir o seu feixe nas paredes para tentar encontrar áreas escondidas. Uma parte única do design de níveis é que existe um grande número de múltiplos caminhos, mais do que noutros títulos.