Resident Evil: The Mercenaries 3D junta-se assim ao crescente número de jogos que tem sido disponibilizado desde o lançamento da Nintendo 3DS, que permite jogar em 3D sem a necessidade de óculos especiais.
Resident Evil: The Mercenaries 3D oferece aos jogadores uma variedade de formatos de jogo com a opção de missão a solo ou a possibilidade de se juntarem a outra pessoa no modo cooperativo para dois jogadores via Internet Play. O jogo inclui também uma nova função denominada Skill Slot em que os jogadores poderão preencher três níveis de habilidades de uma seleção de 30 que inclui melhorias ao desempenho das armas, à velocidade de recarga e às possibilidades de "melee". Para além disso, os jogadores terão a oportunidade de equiparem as suas personagens da forma que melhor se adequar ao seu estilo de jogo.