Em antecipação deste lançamento, a Nintendo falou com Rhodri Broadbent e Dan Croucher, dos estúdios Dakko Dakko, para saber mais sobre, entre outros, as suas influências e objetivos na criação deste jogo.
Nintendo of Europe: Em primeiro lugar, agradecemos a vossa presença aqui hoje. Para os leitores que possam não estar familiarizados com o jogo, poderiam descrevê-lo?
Dakko Dakko: Scram Kitty and his Buddy on Rails é um jogo de ação, disparos e plataformas no qual os jogadores têm de subir para uma "spinboard" magnética especial – uma espécie de prancha de skate que se agarra a rails – numa missão épica para salvar todos os gatos aprisionados por um bando de demoníacos ratos espaciais.
NoE. Isso, assim como um design excêntrico, é uma espécie de imagem de marca dos vossos estúdios. Quais foram algumas das vossas influências visuais para a criação de Scram Kitty?
DD: Claro que existe uma influência "retro", mas não tentámos criar essa imagem diretamente, pelo que existe no jogo também algum trabalho de perspetiva e 3D. Tem o espírito de 16 bits, mas é mais uma espécie de homenagem, com gráficos de sprites e elementos 3D mais modernos. Queríamos recriar o espírito desse género de jogos, mas com tecnologia moderna. As consolas têm agora mais capacidades e a nossa intenção foi tirar partido disso, por isso utilizámos uma iluminação forte e técnicas visuais interessantes para lhe darmos um aspeto mais "arcade".
DD: Cada nível tem quatro gatos aprisionados e cada um dos gatos tem de ser resgatado de forma diferente. Assim, temos os gatos a que chamamos "preguiçosos", que vagueiam pela saída do nível, e aqui, só precisam de chegar à saída para os salvarem. Mas depois existem outras formas mais avançadas de ultrapassar os níveis: os gatos "assustadiços" (Scaredy) saltam de uns sítios para os outros durante um curto período de tempo, por isso esta é uma abordagem de corrida rápida. Os gatos pretos só aparecem quando os jogadores matam o superpoderoso Mouse Commander em cada nível e os gatos "sortudos" saem apenas quando se reúne todas as moedas de ouro (100) no nível. Então o jogo inclui elementos de jogos como Super Mario 64, no sentido em que se pode jogar no mesmo nível de modos diferentes dependendo do objetivo de cada um, mas uma vez que todos os objetivos estão constantemente "vivos", podemos escolher o que fazemos durante o nível. Além disso, podemos tentar concretizar todos os objetivos de uma só vez (o que se torna um risco se morrermos!) ou escolher um.
NoE: Parece que o nível de dificuldade é flexível e se adapta às capacidades de cada jogador. Pode dizer-se que este é um título que todos podem jogar?
DD: Aquilo de que mais gosto no jogo é o facto de que tudo o que o jogador faz é relativo aos rails sobre os quais se desloca. Isto significa que os ângulos dos disparos são sempre baseados no rail em que estamos, ou seja, temos de posicionar-nos num ponto em que tenhamos uma perspetiva capaz de nos proporcionar a forma mais eficiente de derrotar inimigos. Precisamos de pensar de forma um pouco diferente para mergulharmos no jogo, mas quando isso acontece, cada vez que entramos numa divisão nova pensamos numa forma de evitar o ataque. Obviamente, num jogo de disparos tradicional voaríamos simplesmente para o sítio onde quiséssemos posicionar-nos, mas aqui temos rotas predefinidas nos níveis, pelo que temos de ser mesmo bons a saltar e escolher a melhor posição para sobrevivermos.
DD: Quando o jogador se lança de um rail, voa sempre dele, mas após um curto período de tempo é puxado de novo para a posição inicial. Então, como estamos a ver o jogo a partir de cima podemos impulsionar-nos para a frente, mas se não encontrarmos outro sítio no qual aterrar, serão arrastados para o sítio de onde vieram.