Capítulo 3: Os Pikmin estão por todo o lado
Nos primeiros três jogos, basicamente, aplicou-se uma vista superior. No quarto jogo, no entanto, criámos o mundo de forma a dar aos jogadores uma melhor noção daquilo que os rodeia. Por exemplo, os jogadores passar por baixo de bancos e secretárias ou mergulhar em águas profundas. Quisemos que os jogadores experimentassem o mundo na perspetiva destes pequenos Pikmin, pelo que lhes demos mais controlo do que nunca sobre a câmara.
Também adaptámos o som para corresponder a esta mudança de perspetiva. Quando a câmara está perto do chão, é possível ouvir as vozes e os passos dos Pikmin de forma nítida, como se estivesse a ouvir com o rosto junto ao solo. Em contraste, quando diminuímos o zoom e olhamos de cima, entre o som ambiente ouvimos os ruídos ligeiros do mundo das criaturas minúsculas espalhadas abaixo.
Ao colocar o ângulo da câmara num nível próximo do solo, vemos os objetos de baixo para cima e o mundo na perspetiva de um Pikmin, em vez de um humano. Quisemos realçar o tamanho dos pequenos Pikmin ao mostrar como o mundo os vê. À medida que desenvolvemos os três primeiros Pikmin, formámos uma ideia do aspeto que queríamos dar ao ambiente. No entanto, ao longo do tempo, ficámos menos conscientes do tamanho pequeno dos Pikmin e o ambiente foi muitas vezes desenhado para facilitar a jogabilidade. Quando mostrámos o protótipo ao Miyamoto-san, ele disse: "Algo não parece certo". Quando vimos as personagens a passar sob as ripas de uma palete de madeira noutro protótipo, e um raio de luz passava pela palete… Obtivemos finalmente a sensação do tamanho pequeno dos Pikmin.
Pensando nisso, os trailers dão a impressão de que o jogo começa num local com ainda mais objetos feitos pelo homem do que os jogos anteriores.
Algo que quisemos alcançar foi tornar credível a ideia de que os Pikmin existem mesmo, retratando-os como muito pequenos em comparação com os humanos.
No entanto, se colocarmos um Pikmin ao lado de uma bateria, por exemplo, damos às pessoas uma ideia do verdadeiro tamanho. Não me sinto totalmente confortável com isto. Embora queiramos mostrar uma boa comparação entre os Pikmin e os objetos criados pelo homem, não queremos determinar o seu tamanho específico.
Sim, é isso. Temos tido o cuidado de transmitir a pequena dimensão de forma tão realista quanto possível, mas dificultando a identificação do tamanho específico.
Ao criar os efeitos sonoros, a nossa equipa teve várias conversas sobre o tamanho dos Pikmin e das criaturas e se os sons deveriam ser realistas ou exagerados. Em Pikmin 3, houve um foco maior em tornar os sons impactantes e tinham um sentido cómico. No entanto, Pikmin 4 incorpora sons que lembram aos jogadores a pequena dimensão dos Pikmin e oferecem um sentido de realidade. Foi difícil alcançar o equilíbrio certo, mas focámo-nos na criação de sons que transmitissem a ideia de que os Pikmin existem na vida real.
Foram combinados vários fatores, como o ambiente, o som e o tamanho, para dar aos jogadores a sensação de que os pequenos Pikmin realmente existem.
Na verdade, não havia um efeito sonoro para os passos dos Pikmin anteriores, mas tentámos adicionar um neste jogo. Quisemos proporcionar aos jogadores uma experiência natural e agradável e que sentissem que estavam mesmo a guiar um esquadrão de Pikmin.