Descobre o mundo dos Pikmin
É aqui, escondidos por entre a flora, que encontramos os Pikmin. Estas estranhas criaturas semelhantes a plantas podem parecer pequenas e vulneráveis, mas não te deixes enganar, pois o que lhes falta em estatura compensam com força e quantidade. Trata-se, sem dúvida, de uma espécie que não deve ser subestimada.
Descobertos acidentalmente pelo famoso Capitão Olimar, um navegador muito aplicado e famoso por toda a galáxia, os Pikmin eram tidos como nativos apenas de PNF-404, o planeta no qual Olimar se despenhou. No entanto, desde então, os Pikmin têm sido vistos um pouco por toda a parte e, curiosamente, parece que gostam de divertir-se a caminhar!
Começando como pequenos rebentos, inicialmente os Pikmin permanecem inertes no solo. No entanto, ao arrancá-los do chão pelo caule, estes emergem frescos e a postos para dar início às suas vidas. Mas, mesmo neste estágio primordial, os Pikmin são incrivelmente intuitivos e sabem sempre o que fazer, independentemente da situação para a qual são enviados. Estes conseguem demolir pedras, carregar objetos e até enfrentar criaturas próximas, arremessando-se de encontro a estas.
Repara na folha que cresce na cabeça deste Pikmin. O caule não só permite que os rebentos de Pikmin sejam arrancados do solo, mas também indica o seu potencial de crescimento. Ao alimentar-se de néctar, um Pikmin passa de folha a botão e depois a flor, aumentando a sua velocidade a cada transformação. Fascinante, não achas?
E quanto aos diferentes tipos de Pikmin? Além dos Pikmin comuns de cor vermelha, azul e amarela descobertos pelo Olimar, novas investigações revelaram a existência dos pequenos Pikmin brancos, dos robustos Pikmin rocha, dos roxos e até dos Pikmin rosa alados. Mais recentemente, foram detetados Pikmin gelo, assim como uma variante que brilha no escuro e só se revela durante a noite!
Apesar de cada tipo de Pikmin ter as suas habilidades próprias, uma característica em comum entre todos os Pikmin é a sua disposição para o trabalho de equipa. Desde escavar buracos e demolir barreiras até carregar carga valiosa, é sempre fascinante assistir a estas criaturas em ação. Descobre como os Pikmin superam as adversidades através da cooperação, algo que é raramente reproduzido no restante mundo natural!
Uma característica dos Pikmin que surpreende os seus observadores é a sua sensibilidade aos sons, apesar de apenas os Pikmin amarelos aparentarem ter orelhas! Ruídos agressivos como apitos conseguem facilmente captar a sua atenção, fazendo com que quaisquer Pikmin nas redondezas corram em direção à fonte do ruído. Estudos demonstraram que até podem ser dados comandos simples recorrendo a ruídos, embora a sua predisposição para a música seja... menos afinada.
Quando a noite cai sobre o planeta, os Pikmin dirigem-se para o seu refúgio, designado de Cebola. Esta espécie de ninho mantém os Pikmin a salvo das criaturas noctívagas que percorrem o território em busca de comida e pode até deslocar-se independentemente de local para local. Ao longo dos anos, têm sido documentados muitos tipos de Cebola. No entanto, ainda não se conseguiu confirmar se se tratam de simples construções ou de sofisticadas evoluções.
Como é óbvio, o complexo ecossistema no qual florescem os Pikmin também os torna presa fácil de alguma fauna local. Perigosas criaturas, como o humilde Bulbolho ou a Cururrã saltitante, passando até pelos Corvuris-buraqueiros, não se importariam nada de devorar Pikmin como se tratassem de simples petiscos. Até mesmo os intrépidos exploradores têm de ter cuidado para não serem engolidos!
Fortes, fiáveis e leais: estes são apenas alguns dos atributos dos Pikmin. Ainda há muito para descobrir sobre estas pequenas criaturas! Contamos poder aprender mais sobre eles no futuro, à medida que as notícias da sua existência se forem espalhando pelo universo.