Esta diretiva visa incentivar a reutilização e reciclagem de equipamento eletrónico. Sob a diretiva WEEE, os fabricantes são encorajados a desenhar e a produzir equipamento tendo estes fatores em consideração e responsabilizam-se pelo financiamento da gestão dos resíduos dos equipamentos elétricos e eletrónicos que colocam no mercado. Para cumprir esta diretiva, a Nintendo coopera com diversos programas regionais autorizados para facilitar a recolha, tratamento, reciclagem e eliminação não poluente dos resíduos. A Nintendo também disponibiliza informação ao consumidor sobre os sistemas de recuperação e recolha disponiveis para os equipamentos elétricos e eletrónicos.
Como a diretiva WEEE, a diretiva relativa a pilhas visa reduzir o impacto ambiental do fabrico, distribuição, uso, eliminação e reciclagem de pilhas e baterias recarregáveis. Ao fazê-lo, proíbe a distribuição de pilhas e acumuladores (baterias recarregáveis) que contenham certos metais perigosos e estabelece normas de rotulagem, segurança na recolha do equipamento e reciclagem. As pilhas fornecidas nos produtos Nintendo cumprem estes requisitos e os consumidores podem encontrar informação sobre como as suas pilhas podem ser removidas e recicladas em segurança no manual dos produtos. A Nintendo coopera com instituições regionais autorizadas para facilitar a recolha adequada e a reciclagem ou eliminação ambientalmente sã das suas pilhas.
A diretiva relativa a embalagens e resíduos de embalagens pretende evitar a formação de resíduos de embalagens e estimular a reutilização e reciclagem das mesmas. Em cumprimento desta diretiva, a Nintendo participa em programas europeus de Ponto Verde e utiliza o símbolo Ponto Verde nas embalagens dos produtos Nintendo.
Os produtos Nintendo cumprem a directiva RoHS e nenhum equipamento elétrico e eletrónico que distribui contém níveis superiores aos permitidos por lei de chumbo, mercúrio, cádmio, crómio hexavalente, bifenilos polibromados (PBB) e éteres difenílicos polibromados (PDBE).
Os produtos Nintendo cumprem com a diretiva sobre equipamentos de rádio e emprega de forma eficaz o espectro radioelétrico destinado às radiocomunicações terrestres/espaciais via rádio de forma a evitar interferência nociva.
Segundo esta diretiva, os equipamentos elétricos devem estar desenhados de forma a não colocar em perigo a segurança das pessoas, dos animais domésticos e dos bens, relativamente aos riscos resultantes do próprio material elétrico e ainda aos riscos que possam ser provocados por ruído, vibrações ou fatores ergonómicos. A Nintendo cumpre esta diretiva na produção e nos controlos de qualidade dos seus produtos.
Diretiva 2009/125/CE, relativa à criação de um quadro para definir os requisitos de conceção ecológica dos produtos relacionados com energia (Diretiva ErP)
As consolas da Nintendo são categorizadas como produtos relacionados com energia pela diretiva ErP. A Diretiva ErP não impõe, por si própria, qualquer objetivo específico ou requisitos de eficácia de energia mas define um quadro para a implementação das medidas subjacentes aplicáveis a categorias de produtos específicas. A Nintendo trabalha no sentido de garantir que, sempre que aplicável, os seus produtos cumpram o Regulamento Standby/modo desligado (1275/2008) e o Regulamento de Fornecimento de energia externa (278/2009).