Uma explosão de ação
Blast Ball é um desporto de equipa competitivo para até seis jogadores que faz parte do treino básico da Federation Force. Os jogadores pilotam os seus Mechs pela arena e lançam a bola utilizando os detonadores, com o objetivo final de marcar três golos na baliza do adversário no espaço de cinco minutos.
Metroid Prime: Blast Ball pode ser jogado por até seis jogadores em simultâneo através do Modo Local, Modo Download**! Com uma jogabilidade frenética e bolas a voar a uma velocidade alucinante, Blast Ball é a experiência multijogadores perfeita para qualquer altura. Para quem preferir jogar sozinho, Blast Ball também pode ser desfrutada no modo de um só jogador, com soldados controlados por computador a ocupar as equipas.
Foca a mira na bola para estares sempre a par da sua localização, move-te à sua volta até encontrares a posição perfeita para disparar e, de seguida, aperfeiçoa a tua pontaria utilizando os controlos por movimento para acertar em cheio na baliza. Move-te pela arena para defenderes a tua baliza ou lança ataques à rede do adversário.
Dispara Power Shots rápidos e sucessivos para driblar a bola ou prepara um Charge Shot que a lançará a voar em flecha! Como a bola reage de forma diferente dependendo de onde posicionares os lançamentos, convém fazer pontaria cuidadosamente com os controlos por movimento para passar a bola e dispará-la com precisão. Podes apontar ao lado de baixo da bola e, de seguida, desencadear uma explosão maciça para fazê-la passar por cima das cabeças dos jogadores à defesa!
Ter noção do meio à tua volta, fazer pontaria com precisão e, acima de tudo, trabalhar de perto com a tua equipa são os principais aspetos de ser um soldado da Federation Force. Utilizar todas estas habilidades num desporto recheado de ação é uma ótima forma de um aspirante a soldado se preparar para a vida no campo!
Quando marcas um golo, acontece uma reviravolta inesperada: a baliza do adversário vai ficando mais estreita, tornando cada vez mais difícil acertar-lhe com a bola. Quando isto acontecer, terás de posicionar as tuas jogadas com ainda maior precisão e lançar a bola com perfeição para conseguires marcar mais um golo!
Os power-ups juntam mais uma camada de estratégia à ação! Utiliza o Shield quando estiveres sob pressão ou recebe uma carga de Adrenaline para contra-atacares com velocidade e força incríveis. Escolhe o power-up Eject para ejetar os membros da equipa adversária dos seus Mechs: quando os adversários desmontam, deixam de poder defender-se ou disparar contra ti durante alguns segundos. Por isso, aproveita a baliza desprotegida!
Se estiveres com vontade de ação competitiva pura e dura, entra nas partidas Versus de Blast Ball e compete com amigos e rivais através de uma ligação local. As partidas Versus são sempre de três contra três, mas não te preocupes se não conseguires encontrar um número suficiente de jogadores, uma vez que os lugares vazios serão preenchidos por Mechs controlados por computador.
Reúne os teus amigos e trabalha em equipa para enfrentar o modo Challenge cooperativo, no qual terás de enfrentar pelotões controlados por computador cada vez mais difíceis, numa série de cinco partidas. É importante trabalhar em conjunto caso queiras sair vitorioso! No modo Practice, poderás treinar à tua vontade até sentires que estás pronto para enfrentar as melhores equipas.
A tua classificação aparece no teu perfil de Blast Ball, onde o teu talento será exposto aos olhos de todos. Esta vai aumentando e diminuindo conforme fores ganhando ou perdendo jogos. Além disso, desempenhos impressionantes também irão desbloquear novas pinturas, que poderás usar para personalizar a aparência do teu Mech.
Nas consolas New Nintendo 3DS e New Nintendo 3DS XL, podes utilizar um esquema de controlo alternativo, que te permite bloquear ou utilizar armas adicionais com os botões ZL e ZR ou fazer pontaria com o Manípulo C integrado.