Parascientific Escape - Gear Detective é a sequela de Parascientific Escape Cruise in the Distant Seas, em que os jogadores devem encontrar pistas e resolver quebra-cabeças para escaparem de determinadas situações usando habilidades PSI.
A história acompanha o detetive Detective Kyosuke Ayana, cuja capacidade invulgar conhecida como "cronocinese" lhe permite olhar para trás até cinco dias no tempo, num escopo de visão limitado. O detetive Ayana foi recrutado para encontrar um criminoso que ameaça o bairro pacato de Camellia Hills, mas não tarda a dar por si em sarilhos muito maiores ao investigar as cenas do crime.