A jogabilidade recheada de humor de títulos Ace Attorney anteriores está de volta em força para te convidar a investigar cenas de crimes, seguires pistas utilizando o Ecrã Tátil da Nintendo 3DS e confrontares tanto os criminosos como os seus advogados em tribunal. As reações exageradas das personagens, caraterísticas desta série, ganham nova vida graças às imagens agora apresentadas em 3D, ao mesmo tempo que o estilo gráfico dos títulos em 2D anteriores é mantido.
A Phoenix juntam-se o jovem advogado Apollo Justice e a novata Athena Cykes, que traz para a sala de audiências os seus próprios truques e a sua perícia em psicologia analítica. O seu dispositivo Mood Matrix é capaz de detetar as verdadeiras emoções de uma testemunha e desvendar, assim, os sentimentos por detrás das palavras nos seus depoimentos.
As cenas de crimes são agora mais fáceis de examinar e as provas são também mais fáceis de analisar. Certifica-te de que nenhuma prova fica por descobrir ajustando o ponto de vista para poderes ver cada cena mais pormenorizadamente e fazendo um plano aproximado das áreas mais suspeitas. Além disso, graças à possibilidade de reveres o histórico das tuas conversas, não terás de perder quaisquer pistas vitais que as testemunhas possam dar.