9 Years of Shadows é um jogo Metroidvania de deslocação lateral da Halberd Studios. Viaja ao lado de Europa, uma corajosa guerreira determinada a entrar no gigante mecânico Talos e a deter a corrupção no seu interior antes que ele engula o mundo na escuridão. Luta contra criaturas contaminadas, conhece músicos carismáticos e descobre a verdade por detrás da maldição que roubou toda a cor à terra.
Muitos tentaram aventurar-se nas profundezas retorcidas de Talos, uma fortaleza adormecida onde várias civilizações se estabeleceram ao longo dos séculos. E, depois de perder tudo o que lhe era querido, Europa não tem nada que a impeça de tentar o que os outros não conseguiram. Como uma nobre lutadora que se recusa a ficar presa à maldição, ela tem de entrar no castelo, encontrar a fonte da corrupção e devolver a cor de uma vez por todas.
No entanto, esta aventura não é para Europa enfrentar sozinha. Dentro do gigante, ela faz amizade com Apino, um urso fofo e flutuante que parece possuir habilidades mágicas capazes de restaurar a cor e reabastecer a saúde de seus aliados. Ele também é capaz de proteger seus companheiros dos vários perigos que vagam pelos corredores de Talos.
Aproveita o poder do raio, da água, da terra e do fogo. Surpreende os chefes enquanto trocas de armaduras, fazes combinações fortes com a alabarda e exploras as fraquezas dos teus inimigos para abrires caminho no coração das sombras.
A música é quase a alma do jogo. Revitaliza o mundo enquanto ouves uma banda sonora comovente composta por Miguel Hasson, bem como peças calmantes em 432hz dos célebres compositores Michiru Yamane (série Castlevania) e Norihiko Hibino (série Metal Gear Solid). Conhece estes compositores convidados como NPCs no jogo que ajudam na missão de Europa ao longo do jogo.
A música é o fio condutor que combina a jogabilidade e a narrativa: recolhe notas musicais e executa uma canção de embalar que te cura para restaurar a tua saúde.