Este jogo é uma recriação perfeita do clássico da Super Nintendo Super Mario World, incluindo todas as saídas secretas e todos os níveis de delirantes desafios de plataformas.
Enquanto planeavam umas férias na Dinosaur Island, as coisas começam a dar para o torto para o Mario e para o Luigi quando descobrem que a princesa Toadstool foi raptada de novo pelo diabólico Bowser. Sendo eles uns canalizadores cavalheiros, o Mario e o Luigi lançam-se numa aventura épica para resgatar a sua amiga. Para atingir o objectivo, terão de derrotar os malvados Lacaios do Bowser e resolver alguns dos quebra-cabeças mais difíceis que já encontraram.
Os jogadores podem escolher jogar como Mario ou Luigi antes de entrarem num nível. O Mario é mais veloz que o seu irmão, e o Luigi consegue pairar durante mais tempo (uma nova habilidade para a versão de Super Mario Advance).
Ao colecionarem power-ups, ambos os irmãos poderão ter acesso a habilidades especiais fantásticas. Um cogumelo faz com que o Mario cresça, uma flor de fogo permite que dispare bolas de fogo, e com uma pena pode equipar-se com uma capa. A capa pode ser usada para eliminar inimigos, e permite que o Mario voe brevemente se tiver espaço para correr de forma a ganhar lanço antes de levantar voo.
Outros movimentos incluem saltos em espiral para quebrar blocos e a habilidade de transportar itens como carapaças e interruptores P. Os interruptores P transformam blocos em moedas e vice-versa, tornando a experiência de resolver quebra-cabeças mais divertida. Outra característica é a habilidade de montar em cima do Yoshi. Na verdade, a primeira aparição do Yoshi num videojogo foi em Super Mario World. Ao deslocarem-se em cima do Yoshi, o Mario e o Luigi podem fazer com que o pequeno dinossauro engula inimigos, regurgite bolas de fogo e transporte itens especiais.
Tal como qualquer jogo do Mario, Super Mario World está repleto de segredos. Para além de blocos e lianas escondidas, muitos dos níveis têm saídas escondidas que só serão descobertas através de muita exploração. Encontrar estas saídas escondidas é a única maneira de explorar todos os níveis do jogo.