Depois de uma explosão ter permitido a alguns dos mais cruéis vilões da Gotham City tomarem controlo da Blackgate Prison, Batman entra em combate para devolver a ordem à prisão de segurança outrora alta numa história única passada três meses após os acontecimentos de Batman: Arkham Origins para a Wii U. O Joker, o Penguin e o Black Mask delinearam o seu próprio território dentro de paredes e com outros inimigos fortes a darem o ar da sua graça, esta será uma longa noite para o Dark Knight em Batman: Arkham Origins Blackgate para a Nintendo 3DS.
Batman: Arkham Origins Blackgate assinala a estreia na Nintendo 3DS da combinação de exploração, combate e investigação típica da série. Batman é capaz de prender, deslizar, agachar-se e trepar a Blackgate Prison, surpreendendo inimigos com dispositivos como gel explosivo ou o seu fiel Batarang. Procura objetos escondidos entrando no modo Detective e reúne equipamento para abrires novos trajetos e áreas para explorar. Tens também a possibilidade de enfrentar o rol de supervilões por qualquer ordem que escolhas, mas atenção: alguns deles serão mais difíceis de derrotar sem determinadas ferramentas no teu cinto...
Os combates fluidos foram completamente reformulados para o ponto de vista de deslocação lateral, com inimigos à espera para partirem para os socos a sério! O Batman pode também adotar uma abordagem mais furtiva, escondendo-se nos cantos mais escuros antes de atacar em silêncio ou despoletando uma variedade de armadilhas ocultas. Se ativares o modo Predator poderás até ver exatamente o sítio para onde os inimigos estão a olhar e ficar a saber se estás perto de ser detetado.