Resolve o novo mistério de Professor Layton, pela primeira vez em 3D, em Professor Layton and the Miracle Mask, em exclusivo para as consolas Nintendo 3DS e Nintendo 3DS XL.
O quinto jogo da série inclui 150 novos quebra-cabeças e um novo conjunto de três minijogos, cortesia do Professor's Trunk. Professor Layton and the Miracle Mask oferece ainda 365 puzzles adicionais distribuídos diariamente via Nintendo Network – um puzzle por dia durante um ano inteiro a partir do dia do lançamento do jogo.
Embora seja apresentado no encantador estilo desenhado à mão dos jogos anteriores da série, Professor Layton and the Miracle Mask para a Nintendo 3DS utiliza animações em 3D e modelos de personagens para dar profundidade às imagens. O jogo inclui também um novíssimo modo de jogo em que deves ajudar o jovem Layton a explorar ruínas antigas e a chegar aos confins de uma série de intricadas câmaras tentando, para isso, evitar uma variedade de obstáculos.