Em New Super Luigi para a Wii U, Mario está fora de jogo – está na altura de Luigi brilhar! Descobre 82 níveis novos que fazem uso das ações únicas de Luigi, como um salto e um ímpeto maiores…mas com apenas 100 segundos para cada nível terás de movimentar-te com mais velocidade do que nunca para chegares à Bandeirola a tempo! Joga com amigos e familiares no modo multijogadores, no qual o Coelharápio é jogável pela primeira vez. Esta personagem não pode utilizar itens de transformação, mas, em contrapartida, não sofre danos se chocar com inimigos, o que faz dele uma personagem ideal para quem considera os jogos de ação complexos.
Os conteúdos da versão em disco de New Super Luigi U são os mesmos que os dos conteúdos adicionais para New Super Mario Bros. U. O jogo New Super Mario Bros. U não está incluído e não é necessário para jogar a versão de New Super Luigi U em disco.