Ao desafortunado Emmet juntam-se mais de 90 personagens de todo o universo LEGO, todas elas animadas de uma nova forma que pretende reproduzir os movimentos das peças LEGO da vida real. Para além de estrelas bem conhecidas como o Batman, o Super-Homem e o Gandalf, tens a oportunidade de conhecer personagens originais, incluindo o Metalbeard, um pirata com um insaciável desejo de vingança, e Bad Cop / Good Cop, um agente da Polícia cuja personalidade apresenta dois lados bastante distintos.
Ao longo do jogo percorres 15 emocionantes zonas LEGO, incluindo Flatbush Gulch e Cloud Cuckoo Land, para impedires o Lord Business de levar a sua aavante. Pela primeira vez num jogo LEGO, os ambientes são inteiramente constituídos pelas próprias peças LEGO, dando-te ainda mais oportunidades de arrasar com tudo! Aproveita ao máximo as habilidades soberbas dos Master Builders para criares as tuas construções LEGO e reúne páginas de instruções LEGO para construíres de novas formas.