O arsenal de gadgets de Sam está à tua disposição na Wii U. O Wii U GamePad coloca nas tuas mãos o OpSat, um dispositivo especial incorporado no seu equipamento tático. Permite-te, ainda, controlar as inúmeras ferramentas à tua disposição, como aviões não tripulados tri-rotor e a "sticky-cam". Para além disso, poderás assinalar e eliminar inimigos e alternar entre armas em tempo real.
Escolhe a forma como queres jogar: escondido, atacando os vilões, um por um, ou acelerando para atacares os teus inimigos numa luta armada, com a esperança que o teu armamento avançado te valha a vitória? Ou talvez prefiras um meio termo? Bem, os diferentes gadgets, armas e óculos adequados ao teu estilo de jogo garantem que podes sempre fazer as coisas à tua maneira. Mais de 90 jogadas de ataque significam também que existe algo de apropriado para cada situação, quer estejas a infiltrar-te numa base terrorista algures na fronteira entre o Irão e o Iraque quer estejas a trabalhar arduamente para deteres um ataque à Costa do Golfo dos EUA.
Defronta os teus amigos no intenso modo multijogadores Spies vs. Mercs e escolhe a tua fação, lembrando-te sempre que cada uma tem os seus pontos fortes mas também as suas fraquezas. Espiões ágeis estão no seu território, de forma furtiva, à espera do melhor momento para atacarem, ao passo que mercenários altamente armados preferem a luz e contam com tochas para aniquilarem os inimigos. Qualquer que seja o teu estilo de jogo – atacando os inimigos com armas de fogo superiores ou de forma rápida e sub-reptícia – haverá sempre uma equipa para ti. Os espiões estão determinados a roubar dados e cabe aos mercenários protegê-los. Juntar-te-ás a que equipa?